bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

Consulte Sempre um Gestor Ambiental para a sua Gestão Ambiental. Apoio: BQ Consultorias e Treinamentos

10:37 |




Para a sua segurança consulte sempre um Gestor Ambiental credenciado e registrado nos conselhos de classe (CRA, CRQ e CREA)para a sua Gestão Ambiental. 

Serviços Prestados

      A BQ Consultorias e Treinamentos é um sinônimo de diferencial como empresa no mercado atual. Visamos o crescimento econômico de nossos clientes, demonstrando que o melhor investimento é utilizar os recursos naturais de forma inteligente, anulando ou, quando não possível, mitigando e compensando os danos ambientais.

       Neste sentido, prestamos serviços de assessoria e consultoria ambiental a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem atividades que utilizam recursos naturais ou que, para seu pleno funcionamento, precisam adequar seu projeto às disposições previstas na Legislação Ambiental, seja ela em âmbito Municipal, Estadual ou Federal.

     A falta de adequação do empreendimento à legislação pertinente causa inconvenientes presentes e futuros, muitas vezes acarretando em expressivas perdas financeiras, bem como, significativos impactos ao meio ambiente.

      Entre em contato, teremos satisfação em desenvolver uma solução que possa conciliar seu empreendimento ao desenvolvimento social e econômico, mantendo assim a qualidade ambiental, indispensável para a saúde humana.


- Licenciamento Ambiental (Condomínios, Loteamentos, Usinas, UHE, PCH, Linhas de Transmissão de Energia, Aterros Sanitários,   Atividades Industriais Diversas, etc);       

- Planejamento e Viabilidade Ambiental (Loteamentos, Edifícios Ecológicos, Eficiência  Energética);    

- Diagnósticos Ambientais (Meio Físico, Biótico e Socioeconômico);

- Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); 

- Estudo Ambiental Simplificado (EAS);

- Relatório Ambiental Preliminar (RAP); 

- Avaliação de Impacto Ambiental (AIA);

- Inventário Florestal e Plano de Manejo Florestal;

- Plano de Corte e Reposição Florestal;

- Projetos de Paisagismo Ecológico;

- Posicionamento GPS e Topografia; 

- Cartografia (Imagens de Satélite, Mapas Temáticos, Geoprocessamento e Sensoriamento    Remoto);

- Mapeamento de Áreas de Risco Ambiental;

- Estudos de Impacto de Vizinhança - EIV;

- Programas Ambientais (Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental SGA/ISO 14.000);

- Plano de Manejo e Gestão de Unidades de Conservação;

- Educação Ambienta l(Palestras/Treinamentos); 

- Plano de Controle Ambiental (PCA); 

- Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD); 

- Auditoria Ambiental; 

- Projetos Sanitários e Industriais;

- Planos de saneamento;

- Planos diretores de resíduos sólidos;

- Projetos de disposição final de resíduos sólidos (aterros, compostagem, reciclagem);

- Planos de gestão de resíduos sólidos e líquidos;


- Projeto de sistemas de tratamento de águas residuárias (ETE) e redes coletoras;

- Supervisão e Gestão Ambiental de Obras;

- Acompanhamento institucional para o licenciamento ambiental (LAP, LAI e LAO).


-Projetos Arquitetônicos. 

-Realização de relatórios técnicos de vistoria ambiental e de construção civil.

-Realização de DDS, PGRS,PPRA e treinamentos na área de Segurança do Trabalho. 

-Organização e direção de eventos(Palestra técnica).

-Gestão de Obras. 

Leia Mais

Eu digo NÃO à Resolução nº 374/2015, e reforço mais espaços para o Gestor Ambiental

10:25 |

Eu digo NÃO à Resolução nº 374/2015, e reforço mais espaços para o Gestor Ambiental no mercado de trabalho tanto em empresas particulares como no setor publico nos concursos em todas as esferas, Federal , Estadual, DF e Municipais, valorização do profissional, em condições de trabalho e Remuneração. peço a apoio de todas as instituições de ensino superior e estudantes de Gestão Ambienta, e todos poderes, executivos , legislativos e judiciários.

https://secure.avaaz.org/po/petition/Estudantes_e_Profissionais_de_Gestao_Ambiental_e_Engenharia_Ambiental_Assinem_peticao_contra_a_Resolucao_3742015/?nBxQlib
Estudantes e Profissionais de Gestão Ambiental : Assinem petição contra à Resolução 374/2015

Apoio: Prof. Thiago de Oliveira Gonçalves.
Leia Mais

Empresas se dizem sustentáveis – mas não são, diz pesquisa

15:47 |

Empresas se dizem sustentáveis – mas não são, diz pesquisa

Sustentabilidade: em 74% das companhias, o tema não ganhou o apoio da liderança (Fonte: reprodução)
Sustentabilidade: em 74% das companhias, o tema não ganhou o apoio da liderança (Fonte: reprodução)
Para uma empresa, ser sustentável significa muito mais do que cuidar do meio ambiente: é também um atrativo para conquistar clientes. O problema é que, em muitas delas, essas iniciativas existem apenas na estratégia – e nas campanhas publicitárias.
Segundo pesquisa da consultoria DOM Strategy Partners, que ouviu executivos de 223 companhias de grande porte no país, em 79% delas o conceito de sustentabilidade fica restrito apenas a um departamento ou liderança e não permeia toda a organização.
Além disso, em 74% o tema não ganhou o apoio dos comandantes e não conta com um sistema de gestão estruturado, com executivos, orçamentos, metas e responsabilidades dedicados a ele.
A falta de uma mensuração adequada dos resultados das iniciativas desustentabilidade também é um problema que ocorre em 72% das empresas ouvidas no estudo.
E, em 65% delas, a inconsistência na fixação de prioridades sobre o assunto, seja por que os objetivos são pouco factíveis ou irrelevantes, acaba gerando resultados frustrados ou prejuízos financeiros e de reputação.
Mais da metade (62%) das companhias também não inclui seu negócio principal na estratégia de sustentabilidade e 61% comunicam seus planos para o tema de forma ineficiente ou oportunista, o que faz com que os funcionários não abracem a ideia e o público perca a credibilidade.
Na mesma linha, de acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados têm dificuldade de enxergar as oportunidades de gerar valor por meio de iniciativas sustentáveis e as adotam apenas por pressão social.
Trinta e nove por cento das empresas ainda não conseguem equilibrar as três dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e 43% não são realistas na hora de planejar as estratégias de acordo com o segmento em que atuam.
Fonte: Exame Abril
Contribuição: Prof. Thiago de Oliveira Gonçalves.Gestor Ambiental, Especialista em Engenharia, Especialista em Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.Professor com atuação na UNIPAC, UNIUBE, IF Sudeste.Gestor BQ Consultorias e Treinamentos.
Leia Mais

A importância do Sistema de Gestão Ambiental nas empresas

13:22 |

A importância do Sistema de Gestão Ambiental nas empresas

Como a redução dos impactos das atividades econômicas empresariais afeta o meio ambiente natural e organizacional?









Sistema de Gestão Ambiental nas empresas é um processo de administração que tem ênfase na sustentabilidade, ou seja, resolver as questões de caráter ambiental ou prevenir possíveis consequências negativas relacionadas aos processos de produção das empresas.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a gestão ambiental é definida como parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, as responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para aplicação, elaboração, revisão e manutenção da política ambiental empresarial. O objetivo é que o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas seja reduzido ao máximo.
A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser feita por qualquer empresa, seja indústria ou prestação de serviço. Inicialmente é feito o mapeamento de todas as atividades realizadas pela empresa para identificar quais são os aspectos e os impactos gerados em cada uma delas que afetam o meio ambiente.
Depois de identificados, são estabelecidos controles e propostas de soluções tecnológicas como forma de minimizar esses impactos ou monitorá-los, com base nas exigências legais de cada ramo de atividade. O estabelecimento destas propostas irá compor a Política Ambiental da empresa, cuja importância da disseminação e divulgação aos clientes internos e externos é altíssima, pois ela norteará os passos seguintes da implantação deste processo.
Com a criação de planos e programas ambientais que acompanharão as atividades econômicas, inicia-se a fase de planejamento do Sistema de Gestão Ambiental nas empresas, ou seja, como construir condições para a realização da Política Ambiental estabelecida pela empresa. Nesse processo é feita a classificação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades e processos produtivos da empresa, além do levantamento dos requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal relacionados a estas atividades. Com isso, a empresa deve definir os objetivos e metas ambientais condizentes com a política adotada, bem como estabelecer quais ações precisam ser tomadas a fim de que tais objetivos e metas sejam alcançadas.
Os resultados que a empresa pode obter ao adotar um Sistema de Gestão Ambiental vão além da sustentabilidade e manutenção da biodiversidade. Ao comprometerem-se com as políticas de respeito ao meio ambiente, as organizações:
Coleta Seletiva

• Utilizam os recursos naturais de forma racional, evitando desperdício e reutilizando matéria-prima;
• Diminuem o consumo de água e energia;
• Adotam sistemas de reciclagem que diminuem o descarte inadequado de resíduos;
• Elaboram produtos e reavaliam processos que tenham impacto ambiental reduzido, como menor emissão de gases;
• Investem no treinamento de colaboradores quanto à sustentabilidade – qual a sua importância e como participar.
Com isso a qualidade dos produtos, serviços e processos da empresa aumentam, ela consegue reduzir seus custos com a reutilização de materiais que seriam descartados e economia de matéria-prima, água e energia, além disso a empresa segue conquistando novos clientes e fortalecendo os laços com os consumidores já consolidados. Estas ações são bem vistas pela sociedade, o que resulta em uma imagem melhor no mercado, melhores relações comerciais e maior possibilidade de financiamentos acessíveis devido ao bom histórico ambiental.
Contribuição: Prof. Thiago de Oliveira Gonçalves.Gestor Ambiental, Especialista em Engenharia, Especialista em Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.Professor com atuação na UNIPAC, UNIUBE, IF Sudeste.Gestor BQ Consultorias e Treinamentos.

Leia Mais

Licenciamento ambiental para empresas de potencial poluidor significativo

07:36 |

Licenciamento ambiental para empresas de potencial poluidor significativo

O licenciamento ambiental é obrigatório para as empresas das classes 3 a 6, conforme classificação definida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental, através da deliberação normativa nº 74. Ela classifica, detalhadamente, pelo tamanho e potencial poluidor, as diversas atividades. 
Para obter o licenciamento ambiental, junto às unidades de atendimento, o primeiro passo é o preenchimento do Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento (FCEI), no qual será avaliada em que classe a empresa se enquadra. Somente a partir disso, o empreendedor recebe o Formulário Integrado de Orientação Básica (FOBI), onde são detalhados os documentos que deverão ser apresentados, assim como todos os procedimentos.
O processo de licenciamento é dividido em três etapas:
Licença Prévia (LP): concedida na fase preliminar de planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando, mediante fiscalização prévia obrigatória ao local, a localização e a concepção do empreendimento, bem como atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidas nas próximas fases de sua implementação. Tem validade de até quatro anos.
Licença de Instalação (LI): autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo-se as medidas de controle ambiental e demais condicionantes. Tem validade de até seis anos.
Licença de Operação (LO): autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após fiscalização prévia obrigatória para verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, tal como as medidas de controle ambiental e as condicionantes porventura determinadas para a operação. É concedida com prazos de validade de quatro ou de seis anos, estando, portanto, sujeita à revalidação periódica. A LO é passível de cancelamento, desde que configurada a situação prevista na norma legal.
Se o requerimento de licença ambiental é apresentado quando o empreendimento ou atividade está na fase de planejamento, ou seja, antes que qualquer intervenção seja feita no local escolhido para sua implantação, diz-se que está ocorrendo o licenciamento preventivo. Quando o empreendimento ou atividade está na fase de instalação ou de operação, diz-se que está ocorrendo o licenciamento corretivo. Nesse caso, dependendo da fase em que é apresentado o requerimento de licença, tem-se a licença de operação de natureza corretiva (LOC). Independentemente do tipo de licença requerida, o prazo regimental para que o órgão ambiental se manifeste acerca do requerimento é de até seis meses. Em todas as etapas do licenciamento, as autorizações só são emitidas após análise e aprovação pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam).
Valor da Taxa: sob consulta. (varia de acordo com tamanho do empreendimento e potencial poluidor).
Documentos necessários: 1. Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento (FCEI) — primeiro passo para o licenciamento ambiental; 2. Formulário Integrado de Orientação Básica (FOBI) — fornecido após a avaliação do FCEI.

Contribuição: Prof. Thiago de Oliveira Gonçalves. Gestor Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Especialista em Engenharia e Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar.Professor titular na UNIPAC, UNIUBE,CECON e IF Sudeste(NEAD/Tutoria).

Mais informações clique aqui: http://www.semad.mg.gov.br/suprams-regionais/532?task=view 
Leia Mais