bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

bqconsultoriasetreinamentos@gmail.com

(032) 8838-1238/ (32) 8476-6961

18:36 |

Durante o Fórum Global de Crescimento Sustentável, realizado no Chile, o Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (18), sua adesão ao desafio 20x20. A iniciativa é um esforço liderado por países e organizações da América Latina e do Caribe  e tem como objetivo restaurar e/ou evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares até 2020.

O Espírito Santo é o único entre os estados brasileiros a aderir a este compromisso internacional em prol do meio ambiente e a contribuição será de 80 mil hectares, por meio de ações instituídas pelo Programa de Conservação e Recuperação Florestal, o Programa Florestar. 
O Fórum Global termina na sexta-feira (19) e precede as discussões da próxima Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 21), que será realizada na França, em deembro. O desafio 20x20 foi lançado na COP-20, que aconteceu em 2014 no Peru. 
Este compromisso segue alinhado a ações de amplitude global como o Desafio de Bonn para restauração de 150 milhões de hectares em todo o mundo até 2020, e também a movimentos nacionais como o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
“Além dos benefícios diretos, como a preservação e a recuperação de serviços ambientais essenciais à qualidade de vida, como aqueles relacionados à água, ao solo e à biodiversidade, destaca-se a capacidade do Espírito Santo de planejar ações de grande escala no campo da restauração florestal, permitindo que assuma responsabilidades de amplitude mundial, como o Desafio 20 x 20”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice.
Entre outros fatores que também permitiram ao Estado do Espírito Santo a assumir o Desafio 20x20, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à conservação e recuperação florestal, destacam-se as parcerias na transferência de conhecimento e tecnologia e no apoio institucional, contribuindo para a implementação de ações importantes para a estruturação e avanços do Programa Reflorestar, com destaque para a TNC, IUCN, WRI, IBIO, BIRD, GEF, entre outros.  
Thiago de Oliveira Gonçalves(Gestor Ambiental, Especialista em Gestão Ambiental, Engenharia,Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar.Professor UNIPAC,UNIUBE e CECON).
Fonte:http://www.folhavitoria.com.br/
Leia Mais
18:25 |

A Gestão Ambiental na Empresa

Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo lutam por esta nobre causa, tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivemos, e os riscos concretos que corremos.


Há algumas décadas as pessoas perceberam que a preservação do planeta Terra significa também a preservação da própria vida. Inicialmente, a preocupação era pela extinção dos animais, mais tarde a questão da derrubada das florestas, a poluição do ar.

Em seguida, a poluição industrial e agrícola e também a preocupação com a poluição gerada nos países em desenvolvimento, pela falta de infra-estrutura urbana. Finalmente foram identificadas as grandes conseqüências da poluição mundial e seus riscos, como o efeito estufa e a camada de ozônio.
Se inicialmente tínhamos alguns idealistas alertando para problemas que pareciam surreais, mais tarde passou-se a contar com organizações especialistas na questão ambiental, organizações internacionais e alguns poucos governos comprometidos com a preservação do Planeta.
Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo lutam por esta nobre causa, tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivemos, e os riscos concretos que corremos.
Esta consciência coletiva vem crescendo dia-a-dia, transformando culturas, quebrando velhos paradigmas e obrigando todos a darem sua colaboração por uma justa causa, a saúde do nosso Planeta. 
Um dos últimos grupos a integrar esta luta, e talvez o que traga resultados mais diretos em menos tempo, é o setor empresarial. Movidos pela exigência de seus consumidores, inicialmente europeus, as empresas começaram a perceber que seus clientes estavam dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente corretos, e mais, deixar de comprar aqueles que contribuíam para a degradação do Planeta.

Esta mudança na percepção da questão ambiental obrigou o setor industrial, a desenvolver e implantar sistemas de gestão de seus processos de maneira que atendessem a demanda vinda de seus clientes e cumprissem com a legislação ambiental vigente.
Além disto, esta pressão popular atingiu também os governos, os quais passaram a estabelecer legislações ambientais cada vez mais rígidas, fazendo com que as empresas tivessem que adequar seus processos industriais, utilizando-se de tecnologias mais limpas.
A estes sistemas denominaram Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Com estes sistemas, os empresários começaram a verificar que uma postura ambientalmente correta na gestão dos seus processos refletia diretamente em produtividade, qualidade e conseqüentemente melhores resultados econômico-financeiros.
Além disto, como uma forma de verificar e divulgar quais as empresas que realmente apresentam uma postura ambientalmente correta, estabeleceu-se sistemas de avaliação de desempenho ambiental, com normas e critérios padronizados para o mundo todo. O conjunto de normas mais conhecido é o da série ISO 14000.
A implantação de um sistema de gestão ambiental, por uma empresa, pressupõem e exige um forte comprometimento de sua direção e colaboradores com o meio ambiente. Não basta apenas anunciar que seus processos não causam danos ambientais, é preciso provar.
A implantação de um SGA e a obtenção de um certificado ISO 14001 jamais pode ser simplesmente uma jogada de marketing ou o cumprimento de uma cláusula comercial, pois mais cedo ou mais tarde, esta verdade será mostrada, com prejuízos ainda maiores para a empresa.
Esta decisão deve ser baseada em uma análise criteriosa dos benefícios a serem obtidos e dos recursos a serem utilizados. É fundamental lembrar que uma vez obtida a certificação, este compromisso passa a ser permanente, exigindo uma mudança definitiva da antiga cultura e das velhas práticas.
Contudo, o gerenciamento de um processo, por meio das ferramentas de um Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) possibilita inúmeros ganhos de produtividade e qualidade, além da satisfação das pessoas envolvidas diretamente naquele processo, pois estes aprendem que sempre é possível fazer melhor e percebem a evolução da qualidade de seus serviços.
E o mais importante neste processo: o cliente passa a confiar muito mais na empresa e em seus produtos.
Atuar de maneira ambientalmente responsável é ainda hoje um diferencial entre as empresas, destacando-as neste competitivo mercado.
Porém, em breve, este diferencial se transformará em um pré-requisito e quanto antes as empresas perceberem esta nova realidade maior será a chance de se manterem no mercado.


Revista Sanare V.12 julho a dezembro de 1999 Péricles S. Weber, Engenheiro Químico, Coordenador do Grupo Específico de Meio Ambiente da Sanepar.
Leia Mais
08:00 |

Hoje é o dia do Gestor Ambiental(dia simbólico), gostaria de parabenizar a todos os Gestores Ambientais e solicitar o apoio  de toda a sociedade em  nós ajudar a aprovar o projeto de lei 2664/11, do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), que regulamenta a profissão de gestor ambiental no Brasil.Essa regulamentação e fundamental para a ampliação da atuação do Gestor Ambiental.  
























gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energiarenováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas dereflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.
A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos aomeio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade pós-consumo.
À medida que a sociedade vai se conscientizando da necessidade de se preservar o meio ambiente, a opinião pública começa a pressionar as empresas a buscarem formas alternativas de desenvolver suas atividades econômicas de maneira mais racional. A partir do momento que a empresa coloca no mercado um produto que mostra a preocupação com a preservação do meio ambiente, esta empresa juntamente com seu produto, passa a se tornar uma referência. O próprio mercado consumidor passa a selecionar os produtos que consome em função da responsabilidade social das empresas que os produzem. Desta forma, surgiram várias normas que definem os procedimentos relacionados à gestão ambiental, tais como as da família ISO14000, que certificam que a empresa cumpre tais procedimentos em suas atividades produtivas e gerenciais.
A família ISO 14000 aborda vários aspectos da gestão ambiental e fornece ferramentas práticas para que as empresas e organizações identifiquem e controlem o seu impacto ambiental, aprimorando constantemente o seu desempenho na preservação ambiental.1
Em paralelo, o aumento da procura pelas empresas de profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental motivou o surgimento de cursos superiores voltados para a formação desses profissionais, tais como os de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental 2 , de Tecnólogo em gestão ambiental, de Engenharia Ambiental, Bacharelado em Gestão Ambiental3 4 e Tecnologia do Meio Ambiente; além de Especializações em Gestão Ambiental.
Devido aos grandes problemas que envolvem o saneamento básico e os recursos hídricos, muitas disciplinas dos cursos de gestão ambiental são comuns aos cursos deengenharia sanitária e de engenharia hidráulica.
Instrumentos de Gestão Ambiental
Os instrumentos de gestão ambiental são ferramentas que visam auxiliar no processo de planejamento, bem como na operacionalização da gestão ambiental, de modo que esta gestão possa ser integrada de maneira estratégica por todas as suas atividades. 5
Pode-se entender como instrumentos de Gestão Ambiental o licenciamento ambiental 6 , o estudo de impacto ambiental 7 , o geoprocessamento 8 , a educação ambiental 9 e a auditoria ambiental10 .

Fonte: Wikipédia
Resp. Thiago de Oliveira Gonçalves(Gestor Ambiental,Especialista em Gestão Ambiental, Especialista em Engenharia e Docência do Ensino Superior e Inspeção Escolar.Graduando em Ciências Biológicas).
Leia Mais

Treinamento Topografia (RELITEC) Universidade Presidente Antonio Carlos UNIPAC Barbacena/MG

21:35 |

Universidade Presidente Antonio Carlos UNIPAC Barbacena/MG

Foi ministrado no dia:19 de Maio 2015 através do Prof. Thiago de Oliveira Gonçalves, o treinamento de Topografia para os alunos do curso de Edificações da UNIPAC Barbacena/MG.Mais Informações CLIQUE AQUI







Leia Mais
20:29 |

APOSTILAS PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA

Informamos que as apostilas de Cobertura,Fundações e Meio Ambiente  realizadas para os alunos dos Cursos de Engenharia, podem ser adquiridas através do e mail: apedificacoes@gmail.com
Valor: R$15,00

Leia Mais

Curso Técnico em Edificações da UNIPAC em parceria com os cursos de Engenharia de Conselheiro Lafaiete e Ubá.

20:27 |

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES(UNIPAC BARBACENA)
A UNIPAC Barbacena Informou no dia:08/06/2015 que estão abertas as inscrições para o curso técnico em Edificações.Inicio das aulas dia 03 de agosto. Mais informações CLIQUE AQUIa



Leia Mais

Levantamento de dados para Licenciamento Ambiental

11:38 |

licenciamento Ambiental 
Mais informações CLIQUE AQUI

Leia Mais